- 3 de dezembro de 2020
- Posted by: admin
- Category: Sem categoria
Análise comparativa entre custo entre fôrmas de madeira e fôrmas de compensado na construção de vigas e pilares de uma edificação, resultou em economia de mais de 70% ao utilizar chapas de compensados.
O estudo analisou além do custo da madeira e das chapas de compensados, o custo de mão de obra em relação ao tempo de montagem, retirada de material a ser descartado, desmoldantes, etc.
O que chamou atenção foi a diminuição tempo de obra considerando reutilização das chapas e redução de tempo de retirada de materiais para descarte passando de 0,35 hora homem por metro quadrado de forma em montagem com madeira para 0,16 hh/m² para montagem com chapas de compensado.
A redução da quantidade de material descartado também contribui para a redução de custo de compra de material e reduzindo o tempo de execução da obra.
O comparativo das obras foi realizado no ES totalizando 196 m² de forma de pilares por andar em edificações similares com 8 andares.
A comparação foi feita considerando uso de madeira serrada de Pinus em faces dos pilares e estrutura em relação ao uso de chapas de compensados com estrutura de suporte metálico no sistema SH Fôrmas.