×

Solicitar Orçamento

Atendimento Imediato
(horário comercial)

Estamos enviando sua solicitação.
Por favor, aguarde...
Recebemos sua solicitação.
Logo entraremos em contato.
Ops.
Os dados do formulário estão incorretos.
Ocorreu um erro na solicitação.
Recarregue a página e tente novamente ou entre em contato com nosso suporte.

Estudo prevê economia de 72% ao substituir madeira por compensado

Análise comparativa entre custo entre fôrmas de madeira e fôrmas de compensado na construção de vigas e pilares de uma edificação, resultou em economia de mais de 70% ao utilizar chapas de compensados.

O estudo analisou além do custo da madeira e das chapas de compensados, o custo de mão de obra em relação ao tempo de montagem, retirada de material a ser descartado, desmoldantes, etc.

O que chamou atenção foi a diminuição tempo de obra considerando reutilização das chapas e redução de tempo de retirada de materiais para descarte passando de 0,35 hora homem por metro quadrado de forma em montagem com madeira para 0,16 hh/m² para montagem com chapas de compensado.

A redução da quantidade de material descartado também contribui para a redução de custo de compra de material e reduzindo o tempo de execução da obra.

O comparativo das obras foi realizado no ES totalizando 196 m² de forma de pilares por andar em edificações similares com 8 andares.

A comparação foi feita considerando uso de madeira serrada de Pinus em faces dos pilares e estrutura em relação ao uso de chapas de compensados com estrutura de suporte metálico no sistema SH Fôrmas.



Deixe um comentário